Para muitos, o cabelo pode ser fonte de preocupação, bem como ciúme às vezes. Para alguns, é fonte de vaidade também. Se as pessoas têm informações corretas e fatos sobre o cabelo, eles serão poupados de muita preocupação ou ciúme.

Uma pessoa comum tem até 150.000 folículos pilosos em sua cabeça, enquanto o corpo adulto inteiro tem 5 milhões. Esse número é constante ao longo da vida. O cabelo tem duas estruturas distintas – o próprio folículo, que reside na pele, eo eixo, que é o que é visível acima do couro cabeludo.

Folículo piloso – O folículo piloso é uma parte do túnel da epiderme que se estende para baixo na derme da pele. Na base do folículo está a papila, que contém capilares, ou pequenos vasos sanguíneos que nutrem as células. A parte viva do cabelo é a parte muito inferior que rodeia a papila, chamado bulbo. As células do bulbo se dividem a cada 23 a 72 horas, notavelmente mais rápido do que qualquer outra célula do corpo. Apenas um cabelo cresce de um folículo. Na base do folículo piloso são fibras nervosas sensoriais que envolvem em torno de cada bulbo de cabelo. Dobrar o cabelo estimula as terminações nervosas permitindo que uma pessoa a sentir que o cabelo foi movido.

O folículo piloso tem duas bainhas, que o protegem e ajudam a formar a haste crescente do cabelo.

O folículo piloso tem duas bainhas, que o protegem e ajudam a formar a haste crescente do cabelo.

Existem várias outras estruturas associadas com o folículo piloso, incluindo pitor arrector, que é um minúsculo feixe de fibra muscular conectada a um folículo. A contração destes músculos é o que causa a arrepiar. As glândulas sebáceas também estão ligadas aos folículos pilosos, que produzem óleo, chamado sebo que se move para cima folículos pilosos para a superfície da pele, onde lubrifica pele e cabelos.

Eixo do cabelo – O eixo do cabelo é feito de uma proteína dura chamada queratina e é feita de três camadas. Na verdade, o cabelo não é uma estrutura viva como esta proteína está morta. A camada interna de um cabelo é a medula, a segunda camada do córtex ea camada externa da cutícula. O córtex compõe a maioria do pêlo. A cutícula é uma estrutura bem formada feita de escalas de sobreposição de telhas. É tanto o córtex ea medula que mantém o pigmento do cabelo, dando-lhe a sua cor.

 

Existem quatro fases do ciclo de crescimento do cabelo:

  • Anagen (fase de crescimento): O cabelo na fase anágena pode crescer mais rapidamente durante os primeiros anos. A taxa média de crescimento é de 1 – 1,5 cm por 28 dias. Esta fase dura de dois a sete anos e determina o comprimento do nosso cabelo.
  • Catagen (fase de regressão): Este estágio dura cerca de dez dias. O folículo piloso encolhe e se destaca da papila dérmica.

Telogen (Fase de repouso): Esta é a fase de repouso do folículo que dura cerca de quatro meses. Cerca de 10 a 15% dos cabelos são esta fase. O folículo permanece quiescente em seu estado encurtado e desperta para se regenerar com o início da nova fase de crescimento.

Exogen (Fase de derramamento): Este é o período em que o cabelo atinge sua posição terminal no folículo. O cabelo em repouso é gradualmente afrouxado resultando em seu derramamento. A maior parte do derramamento ocorre durante a nova fase de crescimento.

Existem quatro fases do ciclo de crescimento do cabelo:

Ao longo do tempo, o comprimento do estágio anágeno diminui. Portanto, o cabelo pode ficar mais fraco e mais fino após cada ciclo. É por isso que é importante garantir que sua dieta é rica em nutrientes específicos para manter o crescimento normal e saudável do cabelo.

Se os cabelos entrar na fase de repouso muito cedo, excesso derramamento e perceptível afinamento do cabelo pode ocorrer.

Telógeno efluvio –

Telogen effluvium é um fenômeno que ocorre após a gravidez, cirurgia, perda de peso drástica, ou stress extremo, em que as pessoas derramam grandes quantidades de cabelo todos os dias, geralmente quando shampooing, styling ou escovação. Também pode ser um efeito colateral de certos medicamentos, como antidepressivos, betabloqueadores e anti-inflamatórios não esteróides. Durante o eflúvio telógeno, o cabelo muda mais rápido do que o normal a partir da sua fase de crescimento para a fase de repouso antes de se mover rapidamente para a fase de derramamento, ou telógeno.

Image result for Hair

A linha inferior –

O cabelo é muito mais complexo do que a maioria de nós compreende. Além de criar identidade de gênero, ele desempenha um papel vital na aparência de homens e mulheres. Portanto, qualquer informação factual sobre o cabelo vai ajudar as pessoas a cuidar bem deles.

A estrutura do cabelo é bastante complexa do que é principalmente compreendida pelas pessoas. Também é importante entender o seu processo de crescimento, porque vai lançar luz sobre o porquê queda de cabelo ocorre e número de queda de cabelo que deve ser considerado normal. Isso irá reduzir a ansiedade de muitas pessoas sobre a queda de cabelo.